quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Grafeno. O futuro da tecnologia!?

O grafeno, descoberto pelo cientista Hanns-Peter Boehm, é o material que promete mudar o cenário da tecnologia mundial em várias formas, ele é o material que torna possível a criação de aparelhos eletrônicos que só se viam em filmes de ficção científica.
Esquema da estrutura do Grafeno
O grafeno é um material extraído do carbono que possui apenas 1 átomo de espessura, é um ótimo condutor elétrico e por conta de sua forma hexagonal muito resistente e flexível.
Hoje em dia, o material mais utilizado na composição de aparelhos eletrônicos (como smartphones, processadores, etc.) é o silício, mas essa hegemonia pode e deve ser quebrada nos próximos anos pelo grafeno, que é um material muito mais versátil e melhor condutor elétrico do que qualquer outro material utilizado nesse meio. A vantagem do grafeno em relação aos outros materiais é sua flexibilidade, resistência, espessura, condução elétrica e sua fonte que é o carbono (material abundante em nosso planeta).
Esse material pode ser utilizado em diversas áreas, suas utilidades são tantas que se fosse pra explicar todas elas eu poderia escrever um livro de 400 páginas, então vou resumir as que se encaixam no tema.
- Aplicação em Smartphones- Suas aplicações em smartphones são tornar os aparelhos flexíveis e otimizar a duração e tempo de recarga da bateria do mesmo. Um bom exemplo é o conceito da Philips na imagem abaixo.
-Aplicação em automóveis- Por conta de sua resistência e leveza, o grafeno poderia ser utilizado na fabricação de automóveis, tanto em sua parte mecânica quanto na estrutura do mesmo.
-Aplicação na medicina- Cientistas já desenvolvem músculos artificiais com grafeno, podendo assim gerar próteses mais eficientes que podem até se conectar, por meio de eletrodos, com o encéfalo e se movimentar. Mas ainda é muito cedo pra dizer se esta tecnologia vai realmente funcionar como o esperado.
Embora o grafeno seja um material relativamente recente, sua funcionalidade já promete mudar o futuro da tecnologia mundial. A seguir vou deixar um link para mais informações sobre o grafeno.

2 comentários:

  1. Muito bom essa Matéria, assunto muito interessante Daniel. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #Daniel Valeu! Qualquer dúvida nas minhas postagens pode falar!

      Excluir